OBJETIVOS
1.1 Objetivo Geral:
Despertar na criança o interesse por brinquedos e brincadeiras de antigamente como forma de resgate da mesma.
1.2 Objetivos Especificos:
Apresentar a Pipa para as crianças;
Fazer resgate histórico da pipa com as crianças;
Construir com as crianças vários modelos de pipa;
Proporcionar um passeio em ambiente aberto e sem riscos para empinarem suas pipas.
JUSTIFICATIVA
A pipa ou papagaio vem sendo apresentada desde tempos antigos como uma forma de localização em guerras. Com o passar do tempo veio se modificando passando a ser um meio de descontração para os adultos e para as crianças um brinquedo.
CAPITULO I – A PIPA
O primeiro vôo do homem está relacionado com a mitologia onde consta que Ícaro voou tão alto, que o sol derreteu a cera que prendia as asas ao seu corpo, sendo assim Ícaro caiu e morreu.
Pipa, Papagaio ou Pandorga é um brinquedo que voa preso a extremidade de uma linha ou barbante. Em geral, tem uma armação leve de bambu ou madeira, sobre a qual se estica uma folha de papel ou plástico. Os historiadores acreditam que tenha sido inventada entre 400 e 300 (AC) por Arquitas, um grego da cidade de Tarena. No entanto, os Chineses afirmam que um de seus generais Han Sin inventou em 206 (AC), para uso dos militares.
Em 1749 o Escocês Alexander Wilson, usou vários termômetros presos as Pipas para medir a temperatura nas alturas. Benjamin Franklin em 1752, utilizando uma pipa forrada de pano, demonstrou em um dia de chuva, que nas nuvens existe eletricidade estática, com isso foi criado o pára-raios. O inglês Douglas Archibald em 1883, prendeu um anemômetro ( Medidor de Vento ) à linha de uma pipa mediu a velocidade do vento a 360m de altura. A Aerofotografia com o auxílio de pipas é muito praticada desde o fim do século XIX. Guglielmo Marconi em 1901, usou uma pipa para erguer um antena e fez a primeira transmissão de rádio.
No fim do século XIX e início do século XX, o homem estava decidido a construir um máquina que lhe permitisse voar, nessa época ele só tinha duas referências de vôo, que eram as aves e a pipa. Muitos tentaram imitar os pássaros com suas máquinas sem sucesso, outros tentavam usando pipas. Em 1906, depois de vários testes o Brasileiro Alberto Santos Dumont, fez o primeiro vôo, usando um conjunto de pipas-caixas, acionadas por suas próprias forças.Este avião recebeu o nome de "14 BIS".
2.1 Origem do nome pipa
Pipa, nome dado ao "papagaio" de papel por ser semelhante ao recipiente pipa ( vasilha de madeira usada para guardar vinhos) . Esse tipo de papagaio era confeccionado com três varetas, e foi usado por muitos anos. Foram criadas três versões: duas feitas com três varetas e uma com quatro. Com o passar do tempo, essas pipas ficaram conhecidas como pipas-modelo. No final da década de quarenta, surgiu a pipa pião vinda do Nordeste, e o cerol. As pipas-modelo, usavam lâminas de barbear para cortar a linha dos adversários, não resistiu ao cerol e a rapidez das pipas pião e foram extintas, dando lugar à atual cultura.
http://www.ventodepipa.com.br/cricao.html
1.2 A Rabiola
A rabiola grosso modo, é o “rabo” da pipa. Sem a rabiola, a pipa não tem condições de voar. O tamanho é proporcional ao da armação. Se for pequena com uma armação grande, há o risco da pepeta “rabiar” – ficar girando no céu, sem equilíbrio.
http://recantodasletras.uol.com.br/audios/cronicas/1660
PLANEJAMENTO
1º Dia de aula
Duração da Atividade: 1 Hora
Objetivo: Apresentar e despertar interesse pelos diferentes Brinquedos
Linguagens/ Conteúdos: Linguagem Oral, Natureza e Sociedade, Linguagem Verbal
Ação Educativa: Contar uma Crônica Pipas no Àr
Material Didático: Livro com a Crônica
Avaliação: Será em todos os momentos a partir de suas ações perante as práticas
2º Dia de aula
Duração da Atividade: 2 Horas
Objetivo: Apresentar os vários modelos de pipas contando a sua história
Linguagens/Conteúdos: Linguagem Oral, Natureza e Sociedade, Linguagem Verbal.
Ação Educativa: Apresentar várias imagens de pipas para as crianças fazendo o resgate histórico.
Material Didático: Imagens de pipas
Avaliação: Será em todos os momentos a partir de suas ações perante as práticas.
3º Dia de aula
Duração da Atividade: 4 Horas
Objetivo: Construir sua própria pipa.
Linguagens/Conteúdos: Linguagem Oral, Natureza e Sociedade, Linguagem Verbal Artes Plásticas.
Ação Educativa: Construir com eles a pipa que lhes despertaram o seu interesse.
Material Didático: Varetas, Papel Seda, Fio Nylon.
Avaliação: Será em todos os momentos a partir de suas ações perante as práticas.
4º Dia de aula
Duração da Atividade: 5 Horas
Objetivo: Observar na prática o resultado da construção da pipa voando.
Linguagens/Conteúdos: Linguagem Oral, Natureza e Sociedade, Linguagem Verbal Artes Plásticas
Ação Educativa: Após a construção de todas as pipas levarem em lugares que podem solta-las
Material Didático: Pipas
Avaliação: Será em todos os momentos a partir de suas ações perante as práticas
5º Dia de aula
Duração da Atividade: 5 Horas
Objetivo: Representar o vôo da pipa em forma de desenho.
Linguagens/Conteúdos: Linguagem Oral, Natureza e Sociedade, Linguagem Verbal Artes Plásticas, Linguagem do desenho
Ação Educativa: Fazer o desenho de como foi a experiência após confecção e empínação
Material Didático: Papel, Giz de cera.
Avaliação: Será em todos os momentos a partir de suas ações perante as práticas.
REFERÊNCIAS
http://www.jperegrino.com.br/Artigos/2004/historia_das_pipas.htm
http://www.pipas.com.br
http://www.ventodepipa.com.br/
http://recantodasletras.uol.com.br/audios/cronicas/1660
sexta-feira, 30 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O projeto de vocês ficou interessante, principalmente por trazer a proposta de um tema presente no cotidiano das crianças e que desperta o interesse delas. Porém, é preciso rever alguns detalhes no planejamento das aulas.
Nas aulas 1 e 2, vocês traçaram objetivos do professor e não do aluno. Lembrem: os objetivos sempre iniciam com verbo de ação (construir, elaborar, propor, analisar, confeccionar) e devem indicar o que a criança deverá saber ou fazer no final da aula que está sendo proposta. O item AÇÃO EDUCATIVA deve descrever tudo o que acontecerá durante aquele momento ou aula. Por exemplo, na aula 1, o tempo previsto é de 1 hora, no qual vocês irão contar somente uma crônica? Antes e após a crônica, o que mais será trabalhado com as crianças? Vocês farão alguma motivação, conversação, antes de contarem a crônica? E depois, perguntarão para as crianças o que entenderam, farão comentários? Faltou descrever com mais detalhes tudo o que será proposto e explorado com as crianças nesta 1 hora de aula sobre a pipa.
Com relação a seqüência de intervenções de um projeto de design, antes do momento de construção, é preciso trabalhar com as crianças o planejamento, elas precisam esboçar, desenhar, rascunhar o que irão construir (processo este vivenciado pelos designers também), antes de construírem. Quando vocês propõem, direto no terceiro momento a construção, acabam pulando uma das etapas essenciais do design que é o planejamento.
Quanto as referências bibliográficas, foi passado no quadro o modelo de apresentação das referências de sites. As referências que vocês apresentam no projeto não estão de acordo com a norma padrão.
Postar um comentário