sexta-feira, 4 de abril de 2008

SOFTWARE EDUCACIONAIS

No texto Software Educacional traz o Softwear Instrucionista e Construcionista.
Que tem como conceito:

Instrucionista: Este tipo de Software funciona como sendo um professor, uma maquina de ensinar, ele instrui. Assim a maquina pergunta e cabe ao aluno somente dar as respostas. Os computadores sao incorporados como o mais um meio disponivel, nao ha uma reflexao sobre a possibilidade de contribuir de modo significativo para a aprendizagem de novas formas de pensar.
Construcionista: Nesse software o computador é entendido como uma poderosa ferramenta de aprendizagem que, se bem utilizada, pode levar ao aprendizado não só de fatos importantes do próprio computador bem como sobre outros conteudos, ajudando o aluno no seu aprendizado, possibilitando que se torne o melhor solucionador de problemas.
Segundo Almeida (2000) o computador não é o detentor do conhecimento, mas uma ferramenta guiada pelo o aluno e que lhe permite buscar informações, navegar de forma não linear de acordo com seu interesse.
Também a texto aborda sobre software educacional e software educativo:
Software Educacional: é aquele que puder ser usado para algum objetivo educacional ou pedagógicamente defensave. O que caracteriza um software como educacional é sua inserção em textos de ensino-aprendizagem.
Software Educativo: é um conjunto de recursos informaticos projetados com a intenção de serem usados em contexto de ensino e aprendizagem.
A partir do texto fizemos análise de 3 software educativos defenindos se eles são Instrucionista ou Construcionista:
Os Software analisados foram:
A B C: que é um jogo instrucionista
Dally Doo Cores: que é um jogo instrucionista
HagaQue: que é Construcionista

Um comentário:

Caroline Guedes disse...

As diferenças entre os softwares estão corretas, mas poderia ter mais as idéias de vocês e menos a cópia do texto, para que vocês pudessem ter uma idéia do que entenderam ou do que ainda possuem dúvidas. A análise dos softwares também está correta, mas faltou vocês justificarem, explicarem por que chegaram a esta conclusão.